segunda-feira, 26 de março de 2012

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2012


Por John Malkovich

O ITI – International Theatre Institute UNESCO, honrou-me ao convidar-me para redigir a mensagem comemorativa do 50º aniversário do Dia Mundial do Teatro. Vou dirigir estas breves palavras aos meus companheiros do teatro, colegas e amigos.

Que o vosso trabalho seja convincente e genuíno. Que seja profundo, tocante, comunicativo e incomparável. Que nos ajude a refletir sobre a questão do que significa ser humano e que essa reflexão seja conduzida pelo coração, pela sinceridade e pela bondade. Que superem a adversidade, a censura e a escassez algo que, na verdade, muitos de vocês são forçados a confrontar. Que sejam abençoados com talento e rigor necessários para ensinarem, em toda a sua complexidade, as causas pelas quais deve bater o coração Humano, tendo em conta a humildade e a curiosidade para fazer dessa tarefa a obra da vossa vida. E que seja o vosso melhor – porque o melhor que derem, mesmo assim, só acontecerá nos momentos únicos e efémeros – Em consonância com a pergunta mais elementar de todas:

“Porque vivemos?” 
Boa sorte

(Tradução: Rafael Amaral Vergamota - Presidente da Federação Portuguesa de Teatro)

John Malkovich

Nasceu a 9 de Dezembro de 1953 em Christopher, Illinois, USA.
É Ator, produtor, guionista, diretor, designer de moda e, principalmente, ator de teatro.
Formou-se em teatro no início da década de setenta, na Universidade Estadual de Illinois.
Em 1976 fundou a Companhia de Teatro Steppenwolf, em Chicago, juntamente com Joan Allen, Gary Sinise e Glenne Headly, em homenagem à obra de herman Hesse.
Nos últimos 25 anos da sua carreira já apareceu em mais de 70 filmes. Foi nomeado para um Óscar nos filmes “Places in the Heart” e “In the Line of Fire”. Integrou o elenco nos filmes aclamados pela crítica, tais como: “Empire of the Sun”, “Dangerous Liaisons” e “Being John Malkovich”.

1 comentário:

  1. Amigos Zés, visitem-nos :)
    http://eb1-ji-ferreiros-cristelo.blogspot.pt/2012/03/teatro-de-carapecos-os-dois-zes.html

    ResponderEliminar