Mensagem do Fundador












Teatro - do grego «theatron»; teatro é «o que se vê».
Teatro… Paixão velha alimentada nas plateias do TEP e da Seiva Trupe durante a juventude e praticada ao longo da vida. E quando esta se encontrou em Carapeços, terra com fortes tradições no teatro popular, entretanto adormecidas, houve que desafiar outras e outros para fazer teatro.
E assim nasceu o TPC - Teatro Popular de Carapeços. Primeiro só com jovens de 15/20 anos e agora já com outros jovens de 8/65 anos. Primeiro só com espectáculos para um público adulto e agora também para crianças. Primeiro só Teatro, agora também Poesia.
Nunca quisemos, por sermos um grupo amador cujo público-alvo principal era o das freguesias de Barcelos, enveredar por um tipo de teatro que incomodasse. Pensamos que todos nós já temos preocupações quanto baste para ainda pedirmos às pessoas para nos irem ver apresentar coisas que as perturbem.
A nossa missão social passa, não pela distracção pura e insípida, mas por ajudar os outros, nem que sejam breves os minutos, a reequilibrar as inquietações (e são tantas!...) da nossa vida pessoal e colectiva com, pelo menos, uma boa dose de sorrisos e boa disposição.
Oxalá o consigamos sempre!

-José Fernandes
Fundador do TPC