domingo, 23 de setembro de 2012

TPC no XXV Festival de Teatro de Barcelos

No próximo sábado, dia 29 de Setembro, pelas 21h30, no Auditório da Junta de Freguesia de Balugães (Barcelos), o TPC - Teatro Popular de Carapeços leva à cena a comédia em três actos "Vende-se Casa Assombrada", com encenação de José Fernandes.
A representação está inserida no XXV Festival de Teatro de Barcelos.


"Vende-se Casa Assombrada" é um espectáculo de teatro à maneira antiga portuguesa. Quando, agora, experiências científicas procuram recriar o início do universo, numa velha casa vai começar uma outra experiência não menos importante: tornar a humanidade valente, desprovida de receios, porventura imune às crises financeiras. E por falar em finanças, há um mau da fita que quer enriquecer à custa da crença nessas figuras, sinistras ou imaculadas, que dão pelo nome de fantasmas. Mas será que vai conseguir? Será que não é preciso engolir a pílula, os maus são presos e o artista vai casar com a artista, num final feliz? Haverá algum actor com pinta de encarnar o herói? Duração aprox. 105 min.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Abertura da Temporada 2012-2013. TPCjunior apresenta "Viúvas e etc." na Casa do Povo de Carapeços.

No próximo sábado, dia 15 de Setembro, pelas 21h45, na Casa do Povo de Carapeços, o TPCjunior apresenta, em estreia em Carapeços, "Viúvas e etc.", um espetáculo constituído pelas peças em um ato: "Aluga-se Casa com Dez Divisões" (adaptação de José Fernandes da peça “25 de Maio”, de autor desconhecido) e “Cavalheiro Respeitável”, de André Brun.

"Viúvas e etc." (Sinopse)

“…senhoras, daquelas senhoras que só havia dantes. Umas, viúvas, que nunca mais (oh! nunca mais!) tinham sequer sorrido desde o dia da morte do extremoso marido” dizia-nos o poeta. Pois é de viúvas que tratamos hoje. Duas mais propriamente.
Uma que saúda um espirrador contínuo, dizendo "Dominus Tecum", como nós agora dizemos “santinho". E é por causa de um espirro que surgem tias com gota (ácido úrico, mesmo), leonardos escapando-se à bicha e esta caindo nos braços de Leonardo e, também, se quer alugar uma casa. 100 moedas ou 1000 euros, conforme! Ah! E claro!... Eis o jovem desejado que ainda não tinha entrado na história. O amor real surge e foram felizes para sempre! Pois. Mas disto não temos bem a certeza...
A vida está difícil e outra viúva equilibra o seu orçamento, não sabemos bem como, recebendo hóspedes a quem vai dando conselhos enquanto deita as cartas que, sem sono, ficam acordadas a noite inteira. A página de anúncios de um jornal foi enriquecida, não por uma morena universitária de 50 anos sem complexos e com telemóvel disponível 24 horas, mas por um singelo procura-se um tipo porreiro para me amparar e fazer ciúmes ao safado do Alfredo. Em suma: um cavalheiro respeitável!
O amor real surge misturado com o desejo de ter os pés quentes no inverno e todos foram felizes para sempre! Pois. Mas disto ainda temos menos a certeza...

Dur. aprox.: 70min (M/6 anos)